Sumitomo Chemical apresenta relatório de sustentabilidade 2024
A companhia desenvolve um projeto de descarbonização e se destaca com dezenas de iniciativas que promovem a sustentabilidade, além de fortalecer a cultura interna e os seus negócios.
A Sumitomo Chemical, multinacional japonesa reconhecida globalmente pelo desenvolvimento de moléculas e formulações para o agronegócio, estruturou um robusto planejamento de longo prazo para tornar as suas operações cada vez mais sustentáveis e lançar soluções inovadoras que promovam boas práticas agrícolas, com o propósito de beneficiar produtores rurais, a sociedade e o planeta.
Relatório de Sustentabilidade 2024
Reforçando essa agenda, a empresa lançou neste mês o Relatório de Sustentabilidade 2024, que informa sobre as principais iniciativas, metas e resultados conquistados no ano passado com transparência.

O documento foi elaborado em conformidade com as normas do Global Reporting Initiative (GRI) e metodologia SASB (Sustainability Accounting Standards Board).
Relatório de Sustentabilidade 2024; Jornada para a Redução da Pegada de Carbono

Destaque para o plano para redução das emissões da companhia.
“A Sumitomo Chemical tem uma ambição de reduzir em 50% as emissões diretas de carbono até 2030. Vamos trabalhar para reduzir a nossa pegada de carbono e para oferecer soluções mais sustentáveis”, afirma Renata Bergamo, Gerente Sênior de Sustentabilidade, Stewardship e Propriedade Intelectual na Sumitomo Chemical Latin America.
A companhia visa neutralizar as emissões de gases de efeito estufa para alcançar o “net zero” até 2050.
Para mapear o cenário atual da empresa e programar as mudanças, foram inventariadas as emissões relacionadas ao negócio. Com esse trabalho, a Sumitomo Chemical foi a primeira e única empresa em 2024 do setor de defensivos agrícolas no Brasil que conquistou o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol por apresentar seu inventário de emissões de GEE completo e verificado, referente ao ano de 2023.
“Mapeamos as nossas principais fontes de emissões e para cada uma delas estabelecemos planos de redução que estão sendo monitorados mensalmente em nosso Comitê interno. Também estamos aumentando o escopo do inventário aos poucos, expandindo a quantidade de categorias. Esse processo de controle representa um compromisso da empresa com a transparência e com a sociedade ao tornar públicos os dados auditados de emissões”, conta o Gerente de HSE, Lucas Yamashita, responsável por liderar o pilar Planeta.”
De acordo com Lucas, a empresa acaba de finalizar a auditoria, validação e certificação do inventário referente às emissões de 2024.
Apoio aos agricultores e pecuaristas

Outras iniciativas importantes estão relacionadas ao tema. A Sumitomo Chemical desenvolve o projeto
Outras iniciativas importantes estão relacionadas ao tema. A Sumitomo Chemical possui iniciativas relevantes para “Agricultura de Baixo Carbono” que visa auxiliar clientes na mensuração de suas emissões, fomentando uma agricultura mais sustentável.
Além disso, a companhia oferece aos clientes uma “Ferramenta de GEE e Pegada de Carbono”, que permite mensurar as emissões de gases nas propriedades. A empresa ainda presta assessoria técnica para que distribuidores de insumos e produtores possam idealizar os seus próprios programas ou estratégias de sustentabilidade.

A Sumitomo Chemical também contribui para melhorar os negócios dos produtores rurais, facilitando a obtenção de certificações e selos de excelência na produção. A companhia apoia produtores de HFF que desejam conquistar o Selo MIP Experience (MipXp®), valorizando práticas sustentáveis e a adoção de tecnologias BioRacionais. Há também uma iniciativa que permite auxiliar agricultores de soja e de milho que desejam conquistar a certificação RTRS. Em outro projeto, a Sumitomo Chemical apoia os clientes que querem obter uma certificação do programa internacional de agricultura regenerativa.
Destacam-se também parcerias da empresa com instituições financeiras com o intuito de oferecer linhas de crédito especiais com taxas diferenciadas para os clientes da Sumitomo Chemical, com foco na adoção de tecnologias verdes, como aquisição de BioRacionais® e Painéis Solares.
“Desenvolvemos uma metodologia que mede o quão sustentável é o nosso portfólio e, atualmente, 63% dos projetos em desenvolvimento têm características sustentáveis. A nossa preocupação é elevar a produtividade de forma sustentável e com rastreabilidade dos produtos, por meio das nossas soluções mais sustentáveis, certificações e acesso aos mercados diferenciados e exigentes”, diz Bergamo.
Relatório de Sustentabilidade 2024; Sustentabilidade nas operações

Em 2024, houve evolução nas operações fabris com foco em energia limpa. A empresa instalou painéis solares no centro de pesquisa LARC (Latin America Research Center), em Mogi Mirim (SP), e no complexo industrial de Maracanaú (CE). O resultado disso foi a garantia de uso de energia elétrica renovável e certificada para abastecer 91% de todas as operações da Sumitomo Chemical no Brasil. A companhia adota outras tecnologias sustentáveis, como a captação de água das chuvas para reaproveitamento no LARC. No ano passado 13,1 mil m3 de água pluvial foram captados e usados em suas atividades.
O novo modelo de governança de sustentabilidade entrou em vigor em 2023 e elevou o engajamento das equipes. Além disso, a agenda de sustentabilidade permeia as estratégias de Comunicação e contribui para a geração de conteúdo técnico e informativo para o público em geral. A Sumitomo Chemical irá lançar a websérie “Momento Sustentabilidade”, que traz conteúdos sobre as iniciativas da companhia sobre práticas sustentáveis no campo.
A Sumitomo Chemical fornece um atendimento de excelência, com presença no dia a dia do campo, sempre ao lado do produtor, além de ter um portfólio híbrido composto por insumos químicos e BioRacionais®, com o objetivo de estimular boas práticas sustentáveis e otimizar as operações agrícolas.

História sustentável A Sumitomo Chemical Company (SCC) nasceu de uma preocupação genuína com as pessoas e o meio ambiente. A empresa foi criada há mais de 110 anos para solucionar a poluição causada pelo gás dióxido de enxofre, que era emitido durante o processo de fundição de uma mina de cobre do grupo Sumitomo na cidade japonesa de Niihama. A companhia começou a desenvolver fertilizantes a partir do dióxido de enxofre, contribuindo para endereçar o problema e impulsionando a produção agrícola local e as melhores práticas ambientais. Desde o início, a companhia se guia pela filosofia japonesa Jiri-Rita Koushi-Ichinyo, que significa: “nossos negócios devem beneficiar a sociedade, e não apenas os nossos próprios interesses”. “A sustentabilidade é um valor que faz parte da história da empresa. É um orgulho saber que a Sumitomo Chemical se preocupa com a sociedade e o meio ambiente desde a sua origem”, afirma Renata Bergamo, Gerente Sênior de Sustentabilidade, Stewardship e Propriedade Intelectual na Sumitomo Chemical Latin America. |
Quer saber mais? Entre em contato com nosso SAC Sumitomo Chemical Brasil pelo telefone 0800-725-4011, WhatsApp (85) 98128-3297 ou e-mail sac@sumitomochemical.com.
Precisa de ajuda?
Entre em contato conosco através dos
nossos canais de atendimento:
Atenção
Produto perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, bula e receita. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual (EPI´s). Proibida a utilização do produto por menores de idade. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Aplique as doses especificadas e recomendadas na bula do produto. Primeiros socorros e demais informações, vide o rótulo, a bula e a receita agronômica. Descarte as embalagens e restos de produtos dentro das normas, e não reutilize as embalagens vazias. Sempre inclua outros métodos de controle de pragas, seguindo o MIP.
Produto para uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um engenheiro agrônomo.