A molécula tradicional e original da Sumitomo Chemical.
Desenvolvida em nosso “Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento”, no Japão, e patenteada em 1985, a flumioxazina, molécula original Sumitomo Chemical, revolucionou o controle de plantas daninhas e representa um marco na história da agricultura.

As micorrizas representam uma associação simbiótica entre fungos e raízes de plantas, caracterizada por um mutualismo altamente benéfico para ambas as partes.

O evento de Dia de Campo Experiência Sumitomo Chemical apresenta as principais novidades para a safra atrelado ao nosso portfolio híbrido e inovador, com base nas principais culturas da região, com produtos do segmento de BioRacionais (seletivos, sustentáveis) e químicos.

A Sumitomo Chemical disponibiliza programas inteligentes de manejo fisiológico, com recomendações técnicas personalizadas para cada cultura.

Programa SOJA+

SOJA+ é um programa de Manejo Fisiológico Inteligente, que utiliza de tecnologia sustentável para melhorar a arquitetura de plantas, fechamento de ruas e manejo reprodutivo para mais engalhamento, retenção e pegamento de flores.

A solução híbrida que combina biológicos e químicos para a proteção do produtivo da sua lavoura.

Artigos

Conteúdo especializado sobre as principais novidades do setor agropecuário. Aqui você encontra artigos sobre tecnologias inovadoras, manejo de pragas e doenças, práticas sustentáveis e muito mais.

Sumicast

O Sumicast é o podcast oficial da Sumitomo Chemical! Ouça ou assista os principais especialistas do agronegócio compartilharem informações práticas e atualizadas para te ajudar a tomar decisões mais assertivas no campo.

Imprensa

Acompanhe as principais matérias sobre a Sumitomo Chemical nos principais veículos de imprensa.

Central de Conteúdos

Acesse conteúdos, materiais e informações organizadas por categoria de produto. Tudo o que você precisa para conhecer nossas soluções e impulsionar seus resultados no campo.

Herbicidas

Soluções eficientes da Sumitomo Chemical para o controle de plantas daninhas. Encontre aqui informações, materiais e conteúdos sobre nossos herbicidas.

Procedimentos de limpeza de tanque de pulverização

limpeza do tanque de pulverização
A importância dos procedimentos de limpeza de tanque de pulverização no dia a dia.

Neste artigo vamos falar detalhadamente sobre a Limpeza, a manutenção e a inspeção do Tanque de Pulverização.

Um passo a passo completo de como garantir a eficiência do tanque de pulverização e tirar o melhor proveito para sua colheita.

Dicas importantes para minimizar resíduos em tanque de pulverização:

tanque de pulverização infografico

A – Antes da aplicação, verifique se todo o equipamento está limpo e em boas condições de uso.

B– O tanque de pulverização, bem como as mangueiras, os filtros e os bicos devem ser limpos para garantir que nenhum resíduo do produto da aplicação anterior permaneça no equipamento.

C – O tanque deve ser lavado imediatamente após o término da pulverização. Se o equipamento secar sem ser lavado, pode ocorrer maior adesão às paredes do tanque do equipamento.

D – Jamais deixe calda de um dia para o outro. Caso o dia seguinte for pulverizar o mesmo produto, mantenha o pulverizador (tanque e mangueiras) cheio com água limpa. Nunca deixe o pulverizador seco.

5 passos para limpeza e lavagem do pulverizador após aplicação:

O pulverizador, incluindo o tanque, tanque de mistura, mangueira, filtros e pontas de pulverização, deve ser limpo imediatamente após a aplicação da calda. Sendo assim, preparamos os 5 passos essenciais para a limpeza do pulverizador após o uso.

01. Drenar o tanque do pulverizador

Drenar completamente o tanque de pulverização e iniciar a limpeza. Abastecer o pulverizador com meio tanque de água limpa, acionar o sistema de agitação e recirculação (quando houver) e manter o sistema acionado por 20 minutos. Após esse período, esgotar todo o volume pulverizando-o pelas pontas de pulverização. Liberar o volume morto do tanque por meio da abertura do dreno.

02. Encher o tanque

Encher o tanque com água limpa e adicionar agente de limpeza à base de amônio quaternário com concentração de 3% ou conforme recomendado pelo fabricante.

03. Acionar o pulverizador

Acionar o equipamento para que a solução circule no pulverizador, incluindo as mangueiras e os bicos, por 20 minutos. Remover e limpar os bicos, os filtros, os difusores e as capas de finais de barra em um balde com a solução de limpeza citada acima. Acionar a pulverização para eliminação de resíduos pelos finais da barra.

04. Esvaziar o tanque

Esvaziar o tanque com a solução de limpeza, liberando ela pelas pontas de pulverização e descartando o volume restante pelo dreno do tanque. Em seguida, encher novamente com água limpa. Agitar a calda no tanque por pelo menos 15 minutos, passando por todas as mangueiras, filtros, difusores e bicos.


Caso os diafragmas estejam sendo usados na barra de pulverização, afrouxá-los antes de liberar o sistema de agitação. Isto permite que a solução de limpeza passe através do diafragma aberto. Se os bicos de pulverização possuírem tampas, estas devem ser afrouxadas antes de liberar o sistema de agitação para permitir que a solução de limpeza passe através das tampas soltas.

05. Armazenar o Pulverizador

Armazenar o pulverizador com o tanque e as mangueiras preenchidas e abertas com água limpa, a fim de preservar o sistema e facilitar a próxima utilização.

Importante

tanque de pulverização aviso importante

Não limpe o equipamento perto de nascentes, fontes de água ou de plantas úteis e descarte os resíduos da limpeza de acordo com a legislação vigente.

A importância dos EPIs

O uso correto de EPIs é obrigatório e visa proteger a saúde dos trabalhadores rurais, como na prevenção de intoxicações, na redução do risco de acidentes, no cumprimento da legislação, na proteção da saúde a longo prazo, além de contribuir para a conscientização sobre a importância de seguir as recomendações de segurança.

Conheça os 6 principais EPIs de trabalho de limpeza do tanque de pulverização:

Respirador
01. Respirador e Touca árabe
02. Viseira facial
02. Viseira facial
03. Jaleco e Avental
03. Jaleco e Avental
luvas
04. Luvas
epi calça
05. Calças
epi botas
06. Botas

01. Respirador e touca árabe

Age como proteção das vias respiratórias. Evita que o trabalho inale névoas, poeiras, aerossóis e vapores em geral. Já a Touca árabe complementa a proteção, cuidando da nuca, pescoço e cabeça contra a exposição direta ao sol e demais aerossóis.

02. Jaleco e avental

O Jaleco e o avental têm a função básica de proteger troncos e braços. Seja contra os raios solares, seja contra os aerossóis trabalhados na lavoura. Sendo o Jaleco por baixo e o avental como uma camada extra de proteção.

03. Calças

As calças atuam como mais uma das camadas básicas de proteção para o corpo do trabalhador do campo. Protege as pernas contra defensivos e vegetação úmida.

0.4 Viseira facial

A viseira facial é aliada dos olhos contra os respingos que possam ocorrer nos processos de limpeza do tanque de pulverização

05. Luvas

No dia a dia do manejo do tanque de pulverização as luvas tem papel fundamental na proteção do trabalhador. Agem como barreiras de proteção para mãos, sempre muito expostas e com alto potencial de absorção de produtos químicos.

06. Botas

As botas protegem não só os pés do trabalhador como facilitam a locomoção dentro do ambiente de trabalho no campo.

Download infográfico de limpeza do tanque de pulverização

Quer saber mais sobre as soluções da Sumitomo Chemical? Entre em contato com nosso SAC Sumitomo Chemical Brasil pelo telefone: 0800-725-4011, WhatsApp: (85) 98128-3297 ou e-mail: sac@sumitomochemical.com.

Precisa de ajuda?

Entre em contato conosco através dos
nossos canais de atendimento:

Atenção

Produto perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, bula e receita. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual (EPI´s). Proibida a utilização do produto por menores de idade. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Aplique as doses especificadas e recomendadas na bula do produto. Primeiros socorros e demais informações, vide o rótulo, a bula e a receita agronômica. Descarte as embalagens e restos de produtos dentro das normas, e não reutilize as embalagens vazias. Sempre inclua outros métodos de controle de pragas, seguindo o MIP.

Produto para uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um engenheiro agrônomo.

Atenção

Você está no site da Sumitomo Chemical, Divisão de Soluções para o Agro, cujo conteúdo é restrito e destinado exclusivamente a engenheiros agrônomos e demais profissionais do setor agrícola.

PRODUTO PARA USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO.
CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.