Tratamento de Sementes é o primeiro passo para o bom desenvolvimento das plantas
Para garantir o bom desenvolvimento das lavouras, os cuidados devem começar na preparação do solo e escolha das sementes.
Além das melhorias genéticas alcançadas nos últimos anos, as sementes contam com tratamento de sementes à base de defensivos agrícolas e/ou biológicos, com o objetivo de manejar e controlar fungos, insetos, nematoides que atacam as sementes, mudas e plantas.
Trata-se de um tratamento preventivo para proteger a qualidade dessas sementes, assegurando o potencial produtivo das lavouras.
Como o Tratamento de Sementes (TS) funciona?
A utilização dessa tecnologia protege as sementes desde o contato inicial com o solo, até o começo do crescimento das plantas. Ou seja, o tratamento realizado protege a semente antes, durante e depois da germinação, isto é, do plantio até cerca de 20 dias após a germinação completa.
Dessa forma, plantas que poderiam ser ameaçadas por doenças, pragas ou até por estresses climáticos, conseguem crescer mais fortes, com germinação uniforme e com melhor enraizamento, garantindo que a semente expresse todo o seu potencial produtivo satisfatoriamente
Além disso, sem o tratamento adequado, sementes contaminadas podem carregar e disseminar pragas e doenças, comprometendo a produção e trazendo prejuízos para o produtor.
O tratamento de sementes também pode contar ainda com produtos como inoculantes e fertilizantes que favorecem o enraizamento e o crescimento das plantas.
Como é realizado o Tratamento de Sementes?
No Tratamento de Sementes, habitualmente são utilizados fungicidas e inseticidas, mas a tecnologia também pode combinar elementos como micronutrientes, inoculantes, agentes de proteção a herbicidas e entre outros. Ele pode ser feito de duas formas: na fazenda (On Farm) ou na indústria (Tratamento de Sementes Industrial – TSI).
De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Brasil, apenas 40% do Tratamento de Sementes é realizado industrialmente. Mas pesquisas indicam que esse número tende a aumentar, principalmente pela praticidade e segurança proporcionada.
A Sumitomo Chemical oferece produtos para as duas formas de tratamentos de sementes em sua plataforma Seed Protection. São eles:
- Inside® FS: Inseticida sistêmico indicado para o manejo de sugadores, que permite controle superior com relação às pragas tais como: percevejo-barriga-verde e cigarrinhas. Essa solução é considerada indispensável para Tratamento de Sementes nas culturas da soja, milho e algodão;
- Maestro® FS: Inseticida de contato e ingestão à base de fipronil, indicado para tratamento de sementes de soja, pastagem, trigo e milho, altamente eficaz no controle de lagartas.
- Apron® RFC: Fungicida com amplo espectro de controle nos principais fungos que causam danos às sementes. Sua finalidade principal é a erradicação dos patógenos transportados pela semente, evitando sua introdução em áreas ainda não infestadas;
- AveoTM EZ: Nematicida biológico de alta performance e ação fitotônica na planta, com alta tecnologia de formulação (FS), protegendo as raízes por meio de um controle efetivo dos principais nematoides que afetam as culturas.
O Seed Protection é uma plataforma que contempla todos os produtos para um Tratamento de Sementes completo e eficaz, ou seja, uma solução segura e com resultados comprovados no campo.
O investimento do produtor, principalmente de grãos e cereais, em Tratamento de Sementes é pequeno frente aos benefícios que essa prática oferece, garantindo a sanidade e o bom desenvolvimento das lavouras, auxiliando na manutenção da produtividade e, consequentemente, na rentabilidade.
Produtos relacionados
Precisa de ajuda?
Entre em contato conosco através dos
nossos canais de atendimento:
Atenção
Produto perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, bula e receita. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual (EPI´s). Proibida a utilização do produto por menores de idade. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Aplique as doses especificadas e recomendadas na bula do produto. Primeiros socorros e demais informações, vide o rótulo, a bula e a receita agronômica. Descarte as embalagens e restos de produtos dentro das normas, e não reutilize as embalagens vazias. Sempre inclua outros métodos de controle de pragas, seguindo o MIP.
Produto para uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um engenheiro agrônomo.