No portfólio de soluções da Sumitomo Chemical, você irá encontrar a associação de três produtos completos para ativar o maior nível de controle do bicho-mineiro (Leucoptera coffeella), principal praga que ameaça a produtividade dos cafezais, podendo resultar em perdas de até 70% na produção de café.

O evento de Dia de Campo Experiência Sumitomo Chemical apresenta as principais novidades para a safra atrelado ao nosso portfolio híbrido e inovador, com base nas principais culturas da região, com produtos do segmento de BioRacionais (seletivos, sustentáveis) e químicos.

A Sumitomo Chemical disponibiliza programas inteligentes de manejo fisiológico, com recomendações técnicas personalizadas para cada cultura.

Programa SOJA+

SOJA+ é um programa de Manejo Fisiológico Inteligente, que utiliza de tecnologia sustentável para melhorar a arquitetura de plantas, fechamento de ruas e manejo reprodutivo para mais engalhamento, retenção e pegamento de flores.

A solução híbrida que combina biológicos e químicos para a proteção do produtivo da sua lavoura.

Um produto inovador e exclusivo para o controle das principais doenças da soja.

Visite a página do produto

Tratamento de Sementes: o primeiro passo para uma lavoura vigorosa

As sementes são responsáveis por grande parte do sucesso de uma lavoura. Estima-se que cerca de 90% das plantas cultivadas são propagadas via sementes (Henning, 2005).

As sementes são responsáveis por grande parte do sucesso de uma lavoura. Estima-se que cerca de 90% das plantas cultivadas são propagadas via sementes (Henning, 2005). O tratamento de sementes é considerado um dos principais manejos realizados, antes mesmo da semeadura, sendo uma etapa que protege as sementes no período que compreende a semeadura, germinação e a emergência das plantas.

A não realização dessa etapa de manejo pode prejudicar a produtividade da lavoura. Entretanto, é importante destacar que, se a semente não tiver qualidade, de nada adianta realizar um bom tratamento químico.

Imagens de várias sementes.

Esse trabalho preventivo pode ser realizado com defensivos (fungicidas/inseticidas/nematicidas), micronutrientes e polímeros.

Para que o tratamento de sementes seja o mais adequado possível, é preciso analisar dois pontos cruciais:

  • Histórico da área de cultivo:

Conhecer quais pragas e doenças existiram em outras safras é fundamental para a escolha. Ao vistoriar uma área onde será semeada a cultura do milho, o técnico constata que há a presença da lagarta-elasmo nas sobras da cultura anterior. Essa praga raspa o tecido vegetal próximo ao colo das plantas, e forma galerias que podem matá-las. Desta forma, o produtor pode direcionar o tratamento de sementes a fim de resolver este problema.

  • Teste de patogenicidade de sementes:

Existem diversos patógenos que podem ser transmitidos via sementes. Desta forma, o teste de sanidade visa detectar quais organismos que estão associados às sementes. Informações precisas como estas podem direcionar à escolha do tratamento mais adequado.

Então, para fornecer estes benefícios aos produtores, a Sumitomo Chemical recomenda a utilização do seu programa de tratamento de sementes, que conta com os produtos APRON RFC, INSIDE FS e MAESTRO FS, inseticidas, fungicidas e nematicidas que oferecem ao produtor a possibilidade de proteger a sua lavoura desde o seu estágio inicial.

Referência bibliográfica:

HENNING, A. A. Patologia e tratamento de sementes: noções gerais. Embrapa Soja-Documentos (INFOTECA-E), 2005. 

Produtos relacionados

Precisa de ajuda?

Entre em contato conosco através dos
nossos canais de atendimento:

Atenção

Produto perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, bula e receita. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual (EPI´s). Proibida a utilização do produto por menores de idade. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Aplique as doses especificadas e recomendadas na bula do produto. Primeiros socorros e demais informações, vide o rótulo, a bula e a receita agronômica. Descarte as embalagens e restos de produtos dentro das normas, e não reutilize as embalagens vazias. Sempre inclua outros métodos de controle de pragas, seguindo o MIP.

Produto para uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um engenheiro agrônomo.

Atenção

Você está no site da Sumitomo Chemical, Divisão de Soluções para Agricultura, cujo conteúdo é restrito e destinado exclusivamente a engenheiros agrônomos e demais profissionais do setor agrícola.

PRODUTO PARA USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO.
CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.