Você sabe o que são fungos micorrízicos, para que servem e quais benefícios trazem aos cultivos e ao sistema de produção?
As tecnologias da Sumitomo Chemical potencializam a simbiose natural com microrganismos que beneficiam o desenvolvimento aéreo, o sistema radicular das plantas e o solo
A agricultura, uma indústria à céu aberto, vem desafiando e se reinventando para romper barreiras de produtividade, para produzir mais com menos recursos e de forma mais sustentável. Tudo isso a fim de atender à crescente demanda por alimentos e driblar dificuldades impostas pelas mudanças climáticas. Para a Sumitomo Chemical, uma resposta para enfrentar tais desafios encontra-se na própria natureza e no investimento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).
Os fungos micorrízicos arbusculares são microrganismos que estabelecem uma relação de simbiose com as células das raízes das plantas. Essa “parceria” gera as chamadas micorrizas, que são estruturas de colonização dos fungos formadas por microscópicos arbúsculos e hifas (que podem ser melhor compreendidas através do vídeo disponível em https://www.sumitomochemical.com.br/fungos-micorrizicos/. Com grande capacidade de ramificação, as hifas atuam como extensões que ampliam o contato com a terra ao redor, enquanto os arbúsculos mediam a conexão com as raízes da planta.
A simbiose impulsiona o desenvolvimento do sistema radicular e a planta registra maior capacidade de absorção de água e nutrientes no solo, como fósforo, nitrogênio, potássio e micronutrientes. De acordo com estimativas da consultoria DK Ciência Agronômica, cerca de 80 a 90% das plantas se associam com fungos micorrízicos. Com essa parceria, as plantas podem aumentar a absorção de nutrientes do solo em até 86%.
A Sumitomo Chemical se especializou nesse segmento, valorizando as atividades naturais dos fungos micorrízicos para beneficiar a agricultura. De acordo com Roger Sassaki, Gerente de Tratamento de Sementes da Sumitomo Chemical no Brasil, a simbiose potencializa o estabelecimento da lavoura. “Há melhor germinação. A planta apresenta maior vigor, melhor arranque inicial e melhor estruturação do sistema radicular. Consequentemente, isso promove a uniformidade da lavoura e maior produtividade”, explica ele.
Em contrapartida, os fungos recebem o carbono necessário para sua sobrevivência por meio de açúcares e lipídios oriundos do processo de fotossíntese da planta. Além disso, os fungos micorrízicos arbusculares produzem glomalina, um tipo de proteína que ajuda a melhorar a estrutura do solo e a fixação de carbono.
Pioneirismo e qualidade
A Sumitomo Chemical é pioneira na fabricação de inoculantes formulados com fungos. O investimento em pesquisa e desenvolvimento para selecionar as espécies de fungos mais eficientes para o manejo de plantações remonta aos anos 90. A especialização por quase três décadas fez da empresa uma referência no mercado de fungos micorrízicos arbusculares, com a oferta de formulações seguras, exclusivas e diferenciadas.
Atualmente, a companhia mantém uma rede global de pesquisa e inovação nesse segmento, que movimenta times próprios em vários países, além de firmar parcerias com instituições de pesquisas. O trabalho tem destaque especialmente nos Estados Unidos porque a maior fabricação de inoculantes de Sumitomo Chemical se concentra nas unidades da Valent BioSciences, subsidiária que tem matriz em Libertyville, no estado americano de Illinois. A Valent BioSciences detém a empresa americana Mycorrhizal Applications, fundada em 1995, que é a principal fabricante e fornecedora mundial de inoculantes micorrízicos por meio da linha MycoApply®. A consagrada linha é exportada para toda a América Latina. Com a força da marca Sumitomo Chemical, em 2022, dois produtos dessa linha desembarcaram no Brasil: EndoMaxx® SC e EndoFuse®. Ambas as soluções apresentam diferenciais estratégicos no mercado brasileiro, com o objetivo de elevar a produtividade das plantas e melhorar a saúde do solo no longo prazo.
Inovação sustentável
Os inoculantes formulados com fungos micorrízicos são produtos do portfólio de BioRacionais da Sumitomo Chemical, ou seja, os inoculantes fazem parte do comprometimento da Sumitomo Chemical em fornecer produtos e soluções sustentáveis através de produtos biológicos. Desse modo, colaboram para um manejo mais sustentável. Esses produtos melhoram a biodiversidade do solo, contribuem para reduzir a necessidade de aplicação de fertilizantes químicos e mitigam impactos ambientais da agricultura.
As soluções inovadoras da Sumitomo Chemical baseiam-se em quatro espécies de fungos micorrízicos selecionadas criteriosamente pelos times de pesquisa da companhia. Os fungos são produzidos em escala industrial, passando por várias etapas de controle e segurança de formulação, que totalizam cerca de 120 dias de fabricação. “Nos Estados Unidos e na Europa a adoção das nossas micorrizas arbusculares já está bem difundida. Temos formulações consistentes e concentradas, com segurança e eficácia comprovada. Nossos produtos são avaliados em estudos de campo e laboratórios, que atestam a contagem de propágulos micorrízicos”, afirma Sassaki.
Os agricultores podem optar por introduzir os fungos micorrízicos no manejo a partir do tratamento de sementes, aplicação no sulco de plantio, por encharcamento drench no solo ou com qualquer outro método de incorporação que coloque os propágulos dos fungos em contato com as raízes das plantas.
Independentemente da técnica de aplicação escolhida, a tecnologia vai gerar um impacto positivo na lavoura, otimizando o manejo e a gestão de custos operacionais. “A planta se desenvolve com mais eficiência e tem mais resiliência para enfrentar períodos de estresse hídrico. Outro benefício da tecnologia é a reestruturação da saúde biológica do solo, tornando a área ainda mais produtiva no longo prazo”, afirma Sassaki.
A combinação das espécies selecionadas pela Sumitomo Chemical é um grande diferencial, que proporciona o máximo benefício da simbiose para as culturas da soja, milho e algodão. A companhia planeja fortalecer ainda mais a sua exclusiva linha de BioRacionais no Brasil e lançar inoculantes para as culturas da cana-de-açúcar e batata.
Sustentabilidade é um compromisso
A Sumitomo Chemical se compromete a contribuir para a consolidação de uma agricultura orientada pela sustentabilidade, que impacte positivamente a sociedade e o meio ambiente, gerando valor aos seus clientes e parceiros. No pilar Prosperidade dos Negócios, seu compromisso é “promover soluções para uma agricultura sustentável”. A companhia investe continuamente em P&D para tornar seus produtos mais eficientes e seguros, contando com um portfólio que combina soluções químicas e bioracionais, e um dos seus objetivos é impulsionar o uso de BioRacionais. Conheça todos os compromissos no Relatório de Sustentabilidade.
Precisa de ajuda?
Entre em contato conosco através dos
nossos canais de atendimento:
Atenção
Produto perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, bula e receita. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual (EPI´s). Proibida a utilização do produto por menores de idade. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Aplique as doses especificadas e recomendadas na bula do produto. Primeiros socorros e demais informações, vide o rótulo, a bula e a receita agronômica. Descarte as embalagens e restos de produtos dentro das normas, e não reutilize as embalagens vazias. Sempre inclua outros métodos de controle de pragas, seguindo o MIP.
Produto para uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um engenheiro agrônomo.