Sumitomo Chemical apoia campanha da CropLife contra insumos ilegais
Entidade alerta sobre os efeitos nocivos desses produtos à economia, à saúde humana e ao meio ambiente.
O uso de insumos ilegais traz risco iminente à saúde humana e ao meio ambiente, além de prejuízos para a economia, Para ajudar no combate aos produtos ilegais, a Sumitomo Chemical, líder mundial na produção de químicos, apoia a campanha “Agricultura de Valor”, lançada no dia 4 de outubro pela CropLife Brasil, uma associação que reúne as principais empresas que atuam nos segmentos de sementes, biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos.
A campanha visa conscientizar sobre os riscos inerentes ao uso de sementes, defensivos químicos e biológicos produzidos ou comercializados ilegalmente no Brasil.
O combate a produtos ilegais da CropLife
Informações divulgadas pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF) mostram que 30% das sementes, 25% dos defensivos químicos e 27% dos defensivos biológicos comercializados no País são ilegais. De acordo com o gerente de combate a produtos ilegais da CropLife Brasil, Nilto Mendes, entre as principais infrações estão: fabricação ou cultivo irregular, roubo, contrabando, falsificação e desvio de uso dos produtos destinados a outros fins como insumos agrícolas.
Efeito colateral
Defensivos agrícolas ilegais, tanto químicos quanto biológicos, e sementes sem procedência conhecida não são avaliados pelo sistema regulatório brasileiro, por isso não oferecem garantia de eficácia agronômica e nem segurança para quem usa os produtos.
A detecção de resíduos de substâncias desconhecidas ou proibidas em mercadorias exportadas do Brasil pode causar embargos internacionais, provocar o encerramento de parcerias comerciais e atrapalhar a abertura de novos mercados. Quem for apanhado infringindo as regras, pode ser enquadrado nas leis de Crimes Ambientais e dos Agrotóxicos, ficando sujeito a sanções administrativas e criminais. Casos oriundos de roubos, furtos, contrabando e falsificação podem render penas que variam de 1 a 8 anos de prisão.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sumitomo Chemical
Precisa de ajuda?
Entre em contato conosco através dos
nossos canais de atendimento:
Atenção
Produto perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, bula e receita. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual (EPI´s). Proibida a utilização do produto por menores de idade. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Aplique as doses especificadas e recomendadas na bula do produto. Primeiros socorros e demais informações, vide o rótulo, a bula e a receita agronômica. Descarte as embalagens e restos de produtos dentro das normas, e não reutilize as embalagens vazias. Sempre inclua outros métodos de controle de pragas, seguindo o MIP.
Produto para uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um engenheiro agrônomo.